Neste sentido, o museu convida a comunidade a contribuir com diários, cartas, fotografias, memórias, objetos e relatos da época, que serão inventariados e digitalizados pro bono para a construção de uma plataforma digital.
A plataforma digital proposta pretende criar um arquivo online de acesso gratuito, proporcionando a qualquer pessoa a possibilidade de explorar e aprender mais sobre a participação de Portugal na II Guerra Mundial.
Durante o conflito, aproximadamente seis mil pessoas foram salvas por navios portugueses ou encontraram refúgio em território nacional. Apesar da posição de neutralidade, mais de uma dezena de navios portugueses foram afundados, e muitos portugueses estiveram envolvidos em navios mercantes dos países envolvidos no conflito, tendo alguns deles sido aprisionados em campos de concentração alemães.
A cidade de Lisboa desempenhou um papel crucial como ponto de saída para milhares de refugiados, bem como na troca de diplomatas e soldados entre os Aliados e o Eixo.
A exposição também abordará a importância dos portos nacionais, como o de Lisboa, no resgate de refugiados e na troca de diplomatas e militares.
Convidamos todos a juntarem-se a esta iniciativa e a descobrir mais sobre a participação de Portugal durante o conflito.
Dê voz a esta história!
Envie as suas memórias e objetos para o endereço de email mm.salvamentosww2@marinha.pt e participe na exposição “Salvando Vidas do Mar”, celebrando os 80 anos do fim do conflito.