A entrega destas embarcações marcou o início da fase de implementação do Projeto “Resposta Operacional e Gestão do Estado de Direito no Mar”, integrada no Programa SWAIMS, que tem como objetivo proceder à entrega de um total de 24 embarcações RHIB aos 12 países benificiários do programa.
Estas embarcações, construídas nos estaleiros da Narwhal Boats SL, estão equipadas com um conjunto de equipamentos de comunicações e de ajudas à navegação, podendo executar missões no âmbito da segurança marítima e do exercício da autoridade do Estado de direito no mar, em total sintonia com os objetivos do Programa.
Foram ainda entregues dois kits de material forense, os quais permitirão às autoridades competentes, no âmbito do combate à criminalidade marítima, realizar a recolha, a preservação e a entrega de prova de eventuais ilícitos criminais.
No seguimento da entrega das embarcações, dois formadores da Escola de Autoridade Marítima deslocaram-se a Cabo Verde para ministrar uma formação de operação e manutenção, que permite às futuras tripulações da Guarda Costeira de Cabo Verde conhecer estes meios, assegurando uma manutenção eficaz e a sua operação em segurança, em missões que poderão ir desde a busca e salvamento marítimo à abordagem de navios em alto mar.
O SWAIMS é um Programa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), financiado pela União Europeia, cuja componente de Resposta Operacional e Gestão do Estado de Direito no Mar é gerida e cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e cofinanciada pelo Ministério da Defesa Nacional, através da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e da Marinha.




