A embarcação de pesca ativou uma rádio baliza (EPIRB), solicitando assistência para o resgate dos 12 elementos da tripulação, que se encontravam a bordo.
Foram ativados para o local a corveta António Enes, da Marinha Portuguesa, e uma aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa (FAP) e divergidos para a posição do alerta, as embarcações de pesca “ALAGAMAR” e “NUEVO SALMON”, bem como os navios mercantes “MSC SANTA MARIA”, o “GLEN COSE” e o “MARAN HERMIONE”. Foram ainda solicitadas imagens satélite à Agência Europeia de Segurança Marítima.
O resgate dos 12 tripulantes foi efetuado pela embarcação de pesca “ALGAMAR”, pelas 15h54, encontrando-se todos bem e em segurança.
A embarcação "LAJES DO PICO" acabou por afundar poucos minutos após o resgate dos tripulantes, fora da Zona Económica Exclusiva Portuguesa.
Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o NRP António Enes, a aeronave C-295 da FAP, as embarcações de pesca “ALGAMAR” e “NUEVO SALMON”, e os navios mercantes “MSC SANTA MARIA”, “GLEN COSE” e “MARAN HERMIONE”.