Salvamento marítimo com resgate médico a mais de 200 milhas da costa

Notícia

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa coordenou, desde o final do dia de ontem e início da madrugada de hoje, uma operação de resgate médico de um tripulante, que apresentava dificuldades respiratórias, e que se encontrava a bordo da embarcação de pesca Águas Santas, a navegar a duzentas e vinte milhas náuticas (o equivalente a mais de 400 km) a oeste de Peniche.

29 de julho de 2020, 14:25

O alerta foi recebido no Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa ao final da tarde, através de contacto telefónico do mestre da embarcação.
De imediato foi realizada a articulação com todas as entidades para corresponder à devida e necessária assistência do tripulante, do género masculino, com 24 anos. Após avaliação médica por parte do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU-Mar) foi confirmada a urgência da evacuação médica e para tal foi empenhado um helicóptero EH-101, da esquadra 751, acompanhado por uma segunda aeronave, C-295 da esquadra 502, ambas da Força Aérea Portuguesa, devido à distância em que ocorreu o resgate a mais de 200 milhas. 
Os meios empenhados efetuaram trânsito para a Base Aérea do Montijo onde aguardava uma ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que efetuou o transporte do indivíduo para o Hospital do Barreiro, onde deu entrada em situação estável.
O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa é um dos órgãos do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo, que funciona no âmbito da Marinha, e é o serviço responsável pelas acções de busca e salvamento relativas a acidentes ocorridos com navios ou embarcações.


Data de Atualização: 29 de julho de 2020

Partilhar

Conteúdo