Marinha coordena resgate de tripulante de navio cargueiro ao largo do Cabo de São Vicente

Notícia

A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou ontem, 5 de janeiro, o resgate de uma tripulante de um navio cargueiro que navegava a cerca de 166 milhas náuticas (aproximadamente 307 quilómetros) a sudoeste do Cabo de São Vicente, no concelho de Vila do Bispo.

06 de janeiro de 2026, 09:27

​Na sequência do alerta recebido através do comandante do navio, a informar que uma tripulante apresentava sintomas de intoxicação medicamentosa, foi contactado o Centro de Observação de Doentes Urgentes – Mar (CODU MAR) que avaliou a condição da tripulante, tendo sido determinado o resgate da mesma, devido à necessidade de assistência médica. Para o local foram empenhadas duas aeronaves da Força Aérea Portuguesa. 

A tripulante do navio, uma mulher de 34 anos e de nacionalidade filipina, foi resgatada para o aeroporto de Lisboa, tendo sido posteriormente transportada por uma viatura do INEM para uma unidade hospitalar. 

A Marinha, através dos seus Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo, garante uma resposta contínua nos espaços marítimos sob responsabilidade nacional a incidentes que possam ocorrer, 24 horas por dia, 365 dias do ano.​​

​​

Data de Atualização: 06 de janeiro de 2026

Partilhar

Conteúdo