Marinha participa no Maritime Operations Working Group Meeting em Itália

Notícia

A Marinha Portuguesa participou, entre os dias 19 e 30 de janeiro, no Maritime Operations Working Group Meeting (MAROPSWG 26) que decorreu na Base Naval de Taranto, em Itália.

01 de fevereiro de 2026, 10:30

​A edição deste ano do MAROPSWG, um fórum de discussão sobre doutrina de operações e tática naval no âmbito da Aliança Atlântica, teve Itália como país organizador e contou com a presença de cerca de 200 participantes, de 18 delegações e nove Comandos da NATO.

O MAROPSWG tem como objetivo dirigir o processo de produção e revisão de publicações ATP/AXP, táticas experimentais (EXTAC) e mensagem formatadas, tendo integrado este ano o Maritime Unmanned Systems Panel (MUSP), destinado à análise e desenvolvimento de doutrina no emprego operacional dos sistemas e veículos não tripulados (MUS), nos vários ambientes da Guerra Naval.

Este ano o MUSP foi presidido por Portugal, tendo o Capitão-de-mar-e-guerra Valter de Bulha Almeida, da Marinha Portuguesa, assumido as funções de chefe da delegação e de presidente do MUSP.

No próximo ano, Portugal será o país organizador do MAROPSWG, que se irá realizar no Centro Integrado de Tática e Análise Naval (CITAN).​​​

Marinha

Marinha

Marinha


Data de Atualização: 01 de fevereiro de 2026

Partilhar

Conteúdo