MISSÃO E EMPREGO
Foi aumentado ao efetivo da Marinha Portuguesa em 22 de novembro de 1991, numa cerimónia em que a sua madrinha foi a Sra. Doutora Maria dos Anjos Nogueira, esposa do então Ministro da Defesa Nacional Dr. Fernando Nogueira.
O navio largou de Kiel em finais de janeiro de 1992, para atracar pela primeira vez em território nacional no dia 1 de fevereiro de 1992, no Porto de Praia da Vitória na Ilha Terceira, Açores.
O NRP Corte-Real é um navio escolta oceânico do tipo fragata, que se caracteriza por ser uma plataforma de média dimensão e tonelagem, dispondo de significativa polivalência em sistemas de comando, controlo e comunicações, armas e sensores, de grande versatilidade de emprego, boa auto-sustentação e cujo potencial combatente assume a plenitude quando integrado em forças navais.
Até à presente data, a Fragata Corte-Real já realizou cerca de 46.000 horas de navegação, ou seja, cerca de 5 anos e meio continuamente no mar, tendo percorrido 550.000 milhas náuticas, a que correspondem, aproximadamente, 26 voltas ao mundo.