NRP Dragão

CLASSE ARGOS

A lancha NRP Dragão é a segunda de uma classe de cinco à qual foi atribuído o nome de Argos. Lançada à água em 26 de julho de 1991 e entregue em 18 de outubro de 1991, foi projetada e construída nos estaleiros do Arsenal do Alfeite, tendo o casco sido construído nos estaleiros da CONAFI, em Vila Real de Santo António.

Flâmula Heráldica

Flâmula de quatro bandas, de vermelho e prata, a primeira carregada de um dragão de ouro. Listel de ouro sobreposto à linha de partição da cor e do metal filetado a negro sobre a prata, com a legenda em letras negras tipo elzevir NRP DRAGÃO.

Patrono

Dragão é o nome de uma constelação. A mitologia grega sobre o Dragão diz respeito às Maçãs Douradas das Hespérides e ao 11.º Trabalho de Héracles. O 11.º trabalho de Hércules passava por roubar as maçãs douradas da macieira que Gaia (Mãe Terra) havia dado a

características

Comprimento27mBoca Máxima5,9mDeslocamento94tCalado2,8mVelocidade Máxima26nós

​​​​​MISSÃO E EMPREGO

Esta lancha de fiscalização rápida desempenha missões no âmbito da segurança e autoridade do Estado nos espaços marítimos sob jurisdição nacional, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, nomeadamente no patrulhamento e fiscalização das águas sob jurisdição nacional - com maior incidência no mar territorial, colaboração em ações de busca e salvamento marítimo e apoio no combate à poluição.
Pontualmente, participa em exercícios navais nacionais e exercícios de oportunidade com navios de guerra de marinhas estrangeiras em trânsito por á​guas nacionais.
Em termos de formação, efetuou estágios de embarque de militares da Guarda Nacional Republicana, no âmbito da preparação para desempenho de funções a bordo das Lanchas de Vigilância e Interceção ao serviço daquela força de segurança.​

Data de Atualização: 01 de outubro de 2025

Partilhar

Conteúdo