NRP Escorpião
CLASSE ARGOS

A Lancha de Fiscalização Escorpião foi lançada à água em 26 de julho de 1991, tendo sido aumentada ao efetivo dos navios da Armada a 26 de novembro do mesmo ano.
FLÂMULA HERÁLDICAFlâmula de 4 bandas de púrpura e prata, com a primeira carregada de um escorpião de ouro. Listel de ouro sobreposto à linha de partição da cor e do metal filetado a negro sobre a prata com a legenda em letras negras de tipo elzevir NRP ESCORPIÃO.
PATRONOEscorpião é o nome de uma constelação. Na mitologia grega, Orionte era um grande caçador e prometeu à deusa Ártemis e à sua mãe, Leto, matar todos os animais da Terra. Ártemis, apesar de ser também uma grande caçadora, prometeu protecção aos animais, enviando um escorpião
Características Comprimento27mBoca Máxima5,9mDeslocamento94tCalado2,8mVelocidade Máxima26nós

​​​​​MISSÃO E EMPREGO

A lancha Escorpião é a última lancha entregue, de uma série de 3, construídas em fibra no Arsenal do Alfeite, que em conjunto com outras construídas na empresa CONAFI - Construção Naval de Fibras Lda, sediada em Vila Real de Santo António, constituem a classe Argos.

Do vasto leque de missões a cargo da Marinha, em tempo de paz, são sem dúvida as denominadas de interesse público que assumem posição de destaque na utilização operacional desta classe de navios.

Estas missões, englobadas no âmbito da segurança e autoridade do Estado nos espaços marítimos sob jurisdição nacional destacam-se a fiscalização da pesca, a busca e salvamento marítimo, a fiscalização dos esquemas de separação de tráfego marítimo, o controlo da poluição no mar.

A fiscalização dos esquemas de separação de tráfego marítimo ao largo dos cabos de S. Vicente, Roca e das Ilhas Berlengas visam disciplinar os movimentos da navegação marítima e evitar a agressão do meio ambiente marinho pelo derrame de hidrocarbonetos, quer como consequência de acidentes marítimos, quer provenientes de ações ilegais deliberadas.

Partilhar
Conteúdo