NRP ZAIRE
CLASSE CACINE

O NRP Zaire é o sétimo de dez navios patrulhas da classe Cacine, construído nos Estaleiros Navais do Mondego na Figueira da Foz, foi aumentado ao efetivo dos navios da Armada a 22 de dezembro de 1971.
FLÂMULA HERÁLDICABandada de quatro peças de verde e prata, a primeira carregada com um padrão de prata, rematado com uma cruz do mesmo, e sobreposto à linha de separação das bandadas um listel de prata, filetado dos contrários, com a legenda em maiúsculas negras NRP ZAIRE.
PatronoO seu nome, Zaire, é proveniente do Rio Zaire, também denominado por Rio Congo, segundo maior rio de África, sendo o primeiro, em termos de caudal. Nasce nas montanhas de Rift, na Zâmbia, e desemboca num grande estuário entre o Zaire e Angola.
CaracterísticasDeslocamento292tComprimento48.10mBoca Máxima7,7mCalado2,2mVelocidade Máxima20nós

​​​MISSÃO E EMPREGO

​​​​​O N.R.P. Zaire foi construído nos Estaleiros navais do Mondego na Figueira da Foz e aumentado ao efetivo dos navios da Armada em 22 de dezembro de 1971. É o sétimo dos dez navios da classe Cacine.

Construído para operações de patrulha costeira e dos rios em África, viria a efetuar um conjunto de missões que compreendem a fiscalização marítima, a repressão do contrabando, a busca e salvamento, o controlo da poluição no mar e o apoio às populações e organismos civis.

Apesar da intensa taxa de operacionalidade e da sua longa vida, o N.R.P. Zaire continua a navegar, desta vez, regressando a África, designadamente numa missão de capacitação da guarda costeira de São Tomé e Príncipe, enriquecendo a sua história, contribuindo para o esforço de segurança marítima no Golfo da Guiné e dignificando Portugal no mar.

Partilhar
Conteúdo