Aquário Vasco da Gama dá salto tecnológico e visitantes ganham uma nova forma de ver o oceano
Notícia

Portal da MarinhaPortuguês (Portugal)Media CenterNotíciasAquário Vasco da Gama dá salto tecnológico e visitantes ganham uma nova forma de ver o oceano
O Aquário Vasco da Gama (AVG) abre, esta quarta-feira, dia 15 de dezembro, uma "Janela para o Oceano", um espaço onde será possível interagir com o oceano virtualmente, e "mergulhar" nas profundezas do mar. Esta janela consiste num ecrã interativo de grandes dimensões, um dos maiores da Península Ibérica, onde os visitantes poderão encontrar diversas espécies marinhas da Costa Portuguesa, descobrir o seu habitat e as suas características gerais e biológicas.

14 de dezembro de 2021, 11:45

​O projeto nasceu no antigo tanque das otárias, pelo facto de estes animais de grandes dimensões não terem no espaço onde viviam as condições adequadas, e neste sentido o Aquário decidiu deixar de ter este tipo de animais marinhos de grande porte.

A "Janela para o Oceano" consiste numa parede digital com 20m2. Um videowall composto por 24 ecrãs de ultra-alta definição (8K), onde é possível visualizar vários cenários da orla costeira com conteúdo em 3D.

Neste novo espaço imersivo está também um chão interativo onde se pode brincar com outras espécies marinhas, como por exemplo as tartarugas. Os mais novos terão duas mesas, também elas interativas, onde poderão ver os seus peixes desenhados ganhar vida e segui-los no ecrã ou em casa.

O AVG como casa da ciência e museu de história natural continuará a ser assim uma porta para o oceano, que permitirá ao público uma maior interação.

Sendo um dos aquários-museus mais antigos do mundo, com 123 anos de existência, o Aquário Vasco da Gama continua a desenvolver várias intervenções num processo de mudança de paradigma na sua forma de comunicar com o público, apostando essencialmente numa transição para o digital.


Nota aos OCS:
Convida-se os órgãos de comunicação social a acompanharem a inauguração da "Janela Para o Oceano" esta quarta-feira, dia 15 de dezembro.

Hora limite de chegada dos OCS - 18h15.

Solicita-se confirmação de presenças até ao dia 15, às 13h00 para o email marinha.rp@marinha.pt

Partilhar
Conteúdo