No âmbito das comemorações, foi realizada uma cerimónia militar no Depósito POL NATO de Ponta Delgada, presidida pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Dr. Luis Garcia, e que contou ainda com a presença do Comandante Naval, Vice-almirante Nuno Chaves Ferreira, entre outras altas entidades civis e militares, onde foi descerrada uma placa comemorativa e realizou-se imposição de condecorações a militares e antigos combatentes.
Ainda nesse dia, foi inaugurada no Centro Comercial Solmar Avenida Center a exposição “Marinha nos Açores”, que exibe maquetes de diversos navios que estão ou estiveram ao serviço da Marinha portuguesa, botes baleeiros açorianos e painéis descritivos das tarefas e missões da Marinha na Região Autónoma dos Açores.

