A cerimónia de tomada de posse, realizada nas Instalações Centrais de Marinha, foi presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada (VCEMA), Vice-almirante Pedro Sousa Costa.
No seu discurso, o Comodoro Neves Correia afirmou estar “muito sensibilizado e honrado pela confiança" e que tudo fará “para contribuir para o prestígio e bom nome da nossa Marinha".
O novo Subchefe do Estado-Maior da Armada (SCEMA) dirigiu-se aos militares que servem no Estado-Maior da Armada, afirmando que sabe que pode contar com o profissionalismo de todos: “para mim, esta palavra basta – profissionalismo -, pois significa toda uma forma de estar que se pode resumir em – atitude, dedicação, lealdade, disponibilidade e compromisso com os valores militares".
Na sua alocução, o Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada começou por enaltecer o desempenho e a competência profissional do Contra-almirante Silva Pereira no exercício do cargo de SCEMA, agradecendo “pela dedicação e pelo serviço em prol do Estado-Maior da Armada e da Marinha".
O Vice-almirante Sousa Costa felicitou o Comodoro Neves Correia pelas novas funções, reconhecendo “uma lealdade e dedicação exemplares para com a Marinha, excecionais capacidades e elevada competência profissional".
O VCEMA referiu ainda que o novo SCEMA “contribuirá para o esforço que é desenvolvido coletivamente no Estado-Maior da Armada para dar resposta às exigências da sua missão", tendo também estabelecido alguns objetivos como “a obtenção dos recursos humanos necessários ao cumprimento da missão, a manutenção das capacidades operacionais e a resposta à evolução tecnológica", entre outros.


