Comunicado | Navio da Marinha perde flutuabilidade
Notícia

Portal da MarinhaPágina InicialMedia CenterNotíciasComunicado | Navio da Marinha perde flutuabilidade
A Marinha Portuguesa informa que, durante esta madrugada, na Base Naval de Lisboa, o NRP Polar, um veleiro utilizado para instrução, teve uma entrada rápida de água, que resultou na sua perda de flutuabilidade. Deste incidente, não há danos pessoais a registar.

05 de março de 2025, 11:35

​Foram acionados todos os meios disponíveis, que incluíram elementos da guarnição do navio, da Base Naval de Lisboa e uma equipa de mergulhadores Marinha.

Apesar de não se verificar qualquer risco ambiental, foi também acionada uma equipa da Direção de Combate à Poluição do Mar, da Direção Geral da Autoridade Marítima Nacional, que, como medida preventiva, colocou barreiras anti-poluição à volta do navio.

Neste momento, estão a ser conduzidas operações de mergulho para realizar uma inspeção ao navio, com o objetivo de identificar possíveis causas para a sua submersão e proceder à sua reflutuação.

A Marinha já iniciou um processo de averiguações para apurar as causas do incidente com os elementos disponíveis.

O NRP Polar, que entrou ao efetivo da Marinha Portuguesa a 21 de outubro de 1983, é um navio que permite aos Cadetes e Aspirantes da Escola Naval a possibilidade de colocarem em prática os conhecimentos adquiridos, especialmente nas áreas da navegação, marinharia e adaptação à vida no mar.


Marinha genérica


Partilhar

Conteúdo