Fragata D. Francisco de Almeida regressou a Portugal após modernização
Notícia

Portal da MarinhaPortuguês (Portugal)Media CenterNotíciasFragata D. Francisco de Almeida regressou a Portugal após modernização
O NRP D. Francisco de Almeida regressou hoje, 18 de outubro, à Base Naval de Lisboa, após realização do Programa de Modernização de Meia-Vida (Midlife Upgrade) previsto, nos Países Baixos, para atualização de capacidades operacionais nesta classe de navios.

18 de outubro de 2022, 11:01

​​O programa teve como objetivo prolongar a vida útil do navio até 2035, atualizar sistemas vitais do navio como o sistema de combate, comando e controlo da plataforma e outras valências necessárias para que o navio mantenha os elevados requisitos operacionais definidos pelas organizações de que Portugal é membro, caso da NATO e União Europeia.

Esta modernização ao NRP D. Francisco de Almeida para além de estender, em tempo, a permanência na Marinha Portuguesa, permitirá aumentar as suas capacidades de atuação e resposta, para que, possa ser empenhado num leque ainda mais abrangente de missões combatentes e não combatentes, no âmbito nacional e internacional, garantindo através da sua flexibilidade, versatilidade e resiliência, o emprego operacional nos diversos teatros em que Portugal participa.

A guarnição do navio acompanhou os trabalhos de modernização e recebeu formação com o objetivo de garantir a máxima exploração destes novos sistemas, bem como a necessária manutenção.

A fragata D. Francisco de Almeida é comandada pelo capitão-de-fragata André Pereira da Silva.


Fragata D. Francisco de Almeida regressou a Portugal após modernização

Partilhar
Conteúdo