Futuro das Marinhas europeias discutido em Lisboa
Notícia

Portal da MarinhaPortuguês (Portugal)Media CenterNotíciasFuturo das Marinhas europeias discutido em Lisboa
Vinte seis anos depois a Marinha Portuguesa preside novamente ao fórum multilateral dos Chiefs of European Navies (CHENS), que irá reunir, em Lisboa, representantes de vinte sete países e ainda delegações da União Europeia e da NATO.

08 de maio de 2019, 10:50

​​O evento terá início na quinta-feira, 9 de maio, com reuniões bilaterais e onde os comandantes das Marinhas serão recebidos em audiência de boas vindas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A sessão plenária, que contará com a presença do Ministro da Defesa Nacional, irá realizar-se no dia 10 de maio no Hotel Myriad, em Lisboa, e abordará o tema, Unmanned Systems Role in Future Naval Operations, permitindo partilhar com as marinhas participantes, os desenvolvimentos destes meios realizado em Portugal, na procura de soluções eficientes e economicamente mais vantajosas que a introdução destes sistemas autónomos poderá contribuir para apoio às operações navais.

 

Os Chefes das Marinhas Europeias promovem, desde 1990, reuniões anuais para abordarem assuntos estratégicos de natureza marítima com o objetivo de incrementar o conhecimento e a segurança marítima, nas áreas de interesse dos seus membros e aprofundar o entendimento, a cooperação e a melhor forma de abordar os desafios atuais e futuros.

Este fórum é constituído pelas marinhas pertencentes aos estados membros da União Europeia (UE) e da NATO. Participam ainda com o estatuto de observadores, a Marinha dos Estados Unidos da América, através do comandante das forças navais para a Europa e África (USNAVEUR-USNAVAF), representantes da NATO através do International Military Staff (IMS) e do Allied Maritime Command (MARCOM), e da União Europeia com a presença de representante do European Union Military Staff (EUMS).

 

Nota aos OCS: Convidam-se os órgãos de comunicação social a acompanhar a abertura da conferência no dia 10 de maio com as intervenções do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e do Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante António Mendes Calado, seguida de ponto de imprensa.

 

A credenciação deverá ser feita até às 12h00 do dia 9 de maio, para o endereço de email: marinha.rp@marinha.pt

​​Hora limite de chegada no dia 10 de maio: 8h40 ao Hotel Myriad (morada Cais das Naus, Lote 2.21.01 Parque das Nações; Lisboa 1990-173​)


Partilhar

Conteúdo