Fuzileiro do Algarve lidera missão internacional
Notícia

Portal da MarinhaPortuguês (Portugal)Media CenterNotíciasFuzileiro do Algarve lidera missão internacional
Um contingente português de 146 militares, na sua maioria fuzileiros da Marinha, já se encontra na Lituânia onde participa pela terceira vez numa missão da NATO.

14 de junho de 2021, 10:32


Os militares da Marinha partiram dia 1 de junho do aeródromo de Figo Maduro, rumo a esta missão que durará três meses.

Esta força, constituída por 140 fuzileiros e seis mergulhadores, é comandada pelo capitão-tenente Robert Meijburg Viola, de 39 anos, que se assume “honrado" em comandar 146 homens “de elevada competência profissional".

Natural de Faro, Robert Viola pretende “garantir uma presença nacional credível deixando uma imagem de profissionalismo e credibilidade dos Fuzileiros, da Marinha e das Forças Armadas Portuguesas em contexto internacional".

Na cidade algarvia, de onde saiu com apenas 19 anos, o Comandante Viola frequentou a Escola Básica Dom Afonso III e a Escola Secundária João de Deus. Durante este percurso praticou futebol, no Sporting Clube Farense, e atletismo em diversos outros clubes, tais como na Penha e Conceição de Faro.

Com uma infância muito ligada ao mar, sendo uma pessoa aventureira e que gosta de desafios, viu nos Fuzileiros uma oportunidade para “ligar o gosto pelo mar" com as suas características e personalidade. E assim entrou na Escola Naval em 2001.

Neste ano em que se celebram os 400 anos da origem dos atuais Fuzileiros, o Comandante Viola, na Lituânia, pretende “garantir que a missão seja cumprida com sucesso, quer pelos resultados operacionais alcançados, quer pela atitude de compromisso e entrega positiva ao longo dos três meses de missão". Para o Capitão-tenente, ser Fuzileiro é “pertencer a um grupo restrito de pessoas que são únicas no que fazem, não só pelas suas características anfíbias, mas pela sua versatilidade de se adaptarem a qualquer tarefa que lhes é exigida", com um sentimento de persistência e de “nunca desistir ao primeiro obstáculo". 




Partilhar

Conteúdo