Durante o dia de hoje, 2 de fevereiro, os militares auxiliaram 92 pessoas com reparações nas suas habitações e realizaram reparações elétricas e manutenção de geradores em seis localidades do distrito de Leiria, nomeadamente Leiria, Pé da Serra, Vidigal, Vale do Horto, Reixida e Casal da Ladeira. Adicionalmente, em coordenação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), procedeu-se à desobstrução de mais de dois quilómetros de estradas e efetuou-se também a limpeza de troços do rio Liz.
Considerando as previsões meteorológicas para os próximos dias, encontram-se 31 botes prontos e posicionados para responder de forma rápida e eficaz no apoio às populações em zonas de cheias, nomeadamente:
- Oito botes para atuar no rio Vouga e Douro, posicionados em Ovar;
- Seis botes para atuar no rio Mondego, posicionados em Montemor-o-Velho, Coimbra e Soure;
- Seis botes para atuar no rio Tejo, posicionados em Tancos;
- Cinco botes para o rio Sorraia, posicionados em Coruche;
- Seis botes para atuar no rio Sado e no rio Tejo.
A Marinha continua a aumentar, de forma gradual e de acordo com as solicitações, o número de militares e meios, estando até ao momento empenhados 375 militares, 37 viaturas, 31 botes, cinco geradores e sete drones, a que acresce um helicóptero em prontidão.