Marinha cede lancha anfíbia à Liga dos Combatentes
Notícia

Portal da MarinhaPortuguês (Portugal)Media CenterNotíciasMarinha cede lancha anfíbia à Liga dos Combatentes
Decorreu esta manhã a inauguração da Lancha Anfíbia de Reabastecimento e Carga (LARC) cedida pela Marinha à Liga dos Combatentes, durante a Cerimónia evocativa do “Dia das Operações de Paz e Humanitárias”. A cerimónia militar contou com a presença do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, da Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro e do Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, vice-almirante Jorge Novo Palma.

29 de maio de 2021, 15:36

​​Esta embarcação anfíbia está em exposição no Museu do Combatente e permite aos visitantes que subam a bordo e conheçam o seu interior.

 

A Lancha Anfíbia de Reabastecimento e Carga – LARC-V (Light Amphibiuos Resupply and Cargo) -  é um tipo de lancha anfíbia de casco em liga de alumínio com uma capacidade de carga até cinco toneladas e cuja velocidade máxima é de sete nós. Desenvolvida nos Estados Unidos da América, nos anos 1950, tem a capacidade de operar tanto em terra, como no mar.

 

Atualmente, as LARC-V estão inseridas na Unidade de Meios de Desembarque do Corpo de Fuzileiros, onde são empenhadas no transporte logístico do navio para terra, em operações anfíbias. Pelas suas características, são ainda empregues em missões de interesse público em ambiente ribeirinho, destacando-se o facto de integrarem os planos de resposta a cheias.

Este tipo de meio tem participado em diversos exercícios nacionais e internacionais.​






Partilhar

Conteúdo