O tripulante foi avaliado com traumatismo crânio-encefálico grave, devido a um acidente ocorrido a bordo da embarcação, com necessidade de resgate médico imediato.
O pedido de auxílio do veleiro foi feito por um dispositivo do tipo EPIRB (Emergency Position-Indicating Rádio Beacon), não sendo possível qualquer contacto prévio com a embarcação ou obtida qualquer outra informação adicional.
Para o resgate, foi empenhado para a posição do alerta o avião de patrulha marítima P3, da Força Aérea Portuguesa (FAP), que estabeleceu comunicações com a embarcação.
O resgate do paciente foi efetuado pelo navio mercante norueguês “Inventana”, que transportou o tripulante até uma posição de alcance do helicóptero EH-101 da FAP que transportou a vítima para o Aeroporto de Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel, onde aterrou às 15H22 (horas locais) do dia 24 de maio. O paciente, em estado crítico, foi transferido, posteriormente, para uma unidade hospitalar.
Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o CODU-MAR, o navio mercante norueguês “Inventana”, um helicóptero EH-101, uma aeronave P3, uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.