Marinha coordena resgate médico a norte da ilha Terceira

Notícia

A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), coordenou hoje, dia 24 de outubro, o resgate médico de um homem de 76 anos, de nacionalidade norte-americana, que seguia a bordo de um navio de passageiros, que se encontrava a navegar a cerca de 400 milhas náuticas (aproximadamente 741 quilómetros) a norte da ilha Terceira.

24 de outubro de 2026, 16:30

​​​​​O alerta foi recebido ao final da tarde do dia de ontem, a informar que o passageiro do navio "Rotterdam", de bandeira neerlandesa, estava a necessitar de assistência médica devido a fortes dores abdominais.

Após articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Mar (CODU-Mar), que avaliou a situação clínica e determinou a necessidade de resgate médico, foi ativado, para o efeito,  um helicóptero EH-101 da Esquadra 752 da Força Aérea Portuguesa, que efetuou o resgate durante esta manhã e efetuou o transporte do doente para Ponta Delgada, tendo este sido encaminhado posteriormente para uma unidade hospitalar através de uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA)

Nesta operação estiveram envolvidos o MRCC Delgada, o RCC Lajes, a Esquadra 752 da Força Aérea Portuguesa, a Capitania do Porto de Ponta Delgada, o CODU-Mar e o SRPCBA.

Marinha coordena resgate médico a norte da ilha Terceira​

​

Data de Atualização: 26 de outubro de 2026

Partilhar

Conteúdo