Marinha inicia roteiro de inovação junto da indústria e academia nacionais
Notícia

Portal da MarinhaPortuguês (Portugal)Media CenterNotíciasMarinha inicia roteiro de inovação junto da indústria e academia nacionais
Esta segunda-feira, 5 de julho, tem início a segunda edição do Roadshow Ideia 2021 na qual a Marinha visita um conjunto de entidades da indústria e da academia com vista à partilha de ideias e projetos rumo a uma constante inovação.

04 de julho de 2021, 12:17


Durante uma semana, de 5 a 9 de julho, uma delegação composta por representantes de diversos setores da Marinha irão conhecer as realidades de 16 entidades das mais variadas áreas que atuam no nosso País. 
 
5 de julho: Leiria
 
SET – Simultaneous Engineering Technology, SA
Fundada em 1989, a empresa SET oferece um serviço completo e integrado de conceção, design, engenharia, desenvolvimento, prototipagem e industrialização. Promove soluções inovadoras para todos os setores industriais (aeronáutico, aeroespacial, automotivo, médico, energia, etc.). Participa em projetos inovadores de I&D de modo a melhorar continuamente competências e a acrescentar valor. Pertence ao grupo IBEROMOLDES.
 
Instituto Politécnico de Leiria
Ecossistema de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D+i): 5 escolas superiores; 15 unidades de investigação; 1 centro de transferência de conhecimento e tecnologia; e 3 infraestruturas científicas (Edifício CDRsp – Engenharia e Biofabricação, Edifício CETEMARES – Ciência e Tecnologia do Mar, Campus 5 – ciTechCare).
 
CODI 
Fundada em 1995, apresenta diversas soluções para prototipagem rápida e produção de peças finais (Digital Direct Manufacturing – DDM). Serviços: CAD/CAM/CAE (Computer Aided Engineering), serviços de Designe, I&D, Engenharia inversa e impressão 3D.
Delegação:
 
6 de julho: Aveiro
 
Participação do Vice-chefe do Estado-Maior da Armada, vice-almirante Novo Palma
 
UACOOPERA – Universidade de Aveiro (UA)
UACOOPERA (Unidade Transversal para a Cooperação com a Sociedade) tem como função a promoção da cooperação, através da valorização e aplicação do conhecimento da Universidade de Aveiro na resolução dos problemas e na resposta aos desafios da sociedade, tirando partido do carácter inovador e multidisciplinar da sua I&D.
 
ECOMARE – UA 
Laboratório para a inovação e sustentabilidade dos recursos biológicos marinhos da Universidade de Aveiro. Inclui o Centro de Extensão e de Pesquisa em Aquacultura e Mar (CEPAM) e o Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (CPRAM).
 
Instituto de Telecomunicações – UA
Criar e difundir conhecimento científico no domínio das telecomunicações, o que pressupõe o desenvolvimento de atividades de investigação aplicada num contexto internacional. As principais áreas de investigação são: Comunicação sem fios; Comunicação Óticas; Redes e Multimédia.
 
7 de julho: Aveiro

R5 Marine Solutions 
Oferece soluções de engenharia para enfrentar os desafios marítimos a nível costeiro e em alto mar, integrando componentes de pesquisa, desenvolvimento de software, consultoria e serviços para projetos.
 
Bosch 
A Bosch Security and Safety Systems oferece uma linha completa de produtos e sistemas de proteção, segurança e comunicação. Apresenta soluções inovadoras na área da Internet das Coisas (IoT) e das tecnologias acionadas por sensor desenvolvidas na Bosch Building Technologies.
 
ASM Industries
Parte do Grupo A. Silva Matos, fundado em 1980, A ASM Industries é uma Holding dedicada ao fabrico de equipamentos de aço para a indústria das renováveis e marinha, tais como torres eólicas, fundações offshore e estruturas marinhas, com unidades de fabrico localizadas em Portugal.
 
HFA
Fundada em 1995, a HFA-Henrique, Fernando & Alves, S.A. é especializada na assemblagem e teste de equipamento eletrónico e de telecomunicações, em regime de subcontratação.
 
8 de julho: Coimbra
 
Instituto de Sistemas e Robótica – Universidade de Coimbra
Instituto de investigação fundado em 1992 e sediado na Universidade de Coimbra. Promove P&D nas áreas de Robótica Móvel Autónoma, Sistemas Inteligentes de Transporte, Robótica de Busca e Resgate, Manipulação Robótica, Visão Computacional, Robótica Médica, Tecnologias Assistivas, Engenharia Biomédica, Tecnologias de Automação Industrial Avançada e Sistemas Inteligentes de Energia.
 
AST - Active Space Technologies, SA
Fornece serviços nos setores: aeroespacial; defesa; automativo; fusão nuclear; e científico. Oferece produtos e serviços nas áreas da engenharia termomecânica e eletrónica, bem como serviços de apoio e gestão de projetos de desenvolvimento de tecnologia.
 
Critical Software
Fundada em 1998, fornece sistemas e serviços de segurança de software. Indústrias: Aeroespaço; Automóvel; Defesa e Segurança Nacional; Dispositivos Médicos; Ecommerce, Energia; Espaço; Ferroviário; Governo; Serviços Financeiros; e Telecomunicações.
 
IPN –Instituto Pedro Nunes
Criado por iniciativa da Universidade de Coimbra em 1991, visa promover a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e tecnológico e o tecido produtivo.
 
9 de julho: Porto 
Participação do Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante António Mendes Calado
 
Efacec 
A Efacec designa o conjunto das empresas que hoje se constituem como a Efacec Power Solutions. Criada em 1948, a Efacec é uma empresa portuguesa que opera nos sectores da energia, da engenharia e da mobilidade
 
Ricardo & Barbosa
Fundada em 1978, Ricardo & Barbosa dedica-se à fabricação de ferramentas de alta precisão para indústrias automóvel, eletrónica, energética, petrolíferas e de gás e aeronáutica.


Partilhar

Conteúdo