Médicos da Marinha eleitos para a direção do novo Colégio de Medicina Militar da Ordem dos Médicos
Notícia

Portal da MarinhaPágina InicialMedia CenterNotíciasMédicos da Marinha eleitos para a direção do novo Colégio de Medicina Militar da Ordem dos Médicos
Os médicos navais capitão-de-fragata Duarte e Silva e a capitão-tenente Sílvia Silva tomaram posse, este mês de outubro, na primeira direção eleita do Colégio da Competência de Medicina Militar da Ordem dos Médicos, numa cerimónia que contou com a presença do Bastonário, Doutor Carlos Cortes, no auditório da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos.

26 de outubro de 2023, 12:53


O Médico Naval Duarte e Silva foi um dos criadores da Competência de Medicina Militar, desde fevereiro de 2019, a convite do então Bastonário da Ordem dos Médicos, Doutor Miguel Guimarães, por proposta do Comodoro Médico Naval Luís Bronze Carvalho, então Diretor de Saúde da Marinha. A Médica Naval Sílvia Silva foi convidada por Duarte e Silva para integrar a lista de candidatos, agora eleita.

Na cerimónia também tomou posse, formalmente, no evento o Doutor Gandra D`Almeida, Tenente-coronel Médico Militar do Exército, que irá assumir as funções de Presidente do Colégio.

As competências da Ordem dos Médicos são títulos que reconhecem habilitações técnico‑profissionais comuns a várias especialidades médicas, sendo concedidos após apreciação curricular ou exame. Os colégios das competências têm por objetivo a valorização e desenvolvimento do conhecimento e exercício da Medicina, de forma a atingir os padrões mais elevados, para benefício da saúde dos cidadãos.

A Ordem dos Médicos passou a reconhecer, oficialmente, a especificidade da dedicação técnica dos médicos à saúde militar operacional, nomeadamente dos médicos das Forças Armadas, Guarda Nacional Republicana e Cruz Vermelha, entre outros que se dedicam ao exercício próprio da Medicina Militar.

A criação da competência de Medicina Militar constitui, portanto, o reconhecimento, pela comunidade médica, da especificidade e da importância desta área da ciência, para o bem-estar das populações, vindo juntar-se a outros colégios, nos quais os médicos militares têm preponderante participação, nomeadamente, a Medicina Hiperbárica e Subaquática e a Medicina Aeronáutica.

Com a tomada de posse da primeira direção eleita, ficou concluído o processo de criação do Colégio de Medicina Militar, a bem do prestígio e progresso científico do exercício da Medicina em ambientes militares, para benefício dos combatentes, da família militar e da Nação.


Médicos Navais

Partilhar
Conteúdo