Mergulhadores da Marinha inativam engenho na Nazaré
Notícia

Portal da MarinhaPortuguês (Portugal)Media CenterNotíciasMergulhadores da Marinha inativam engenho na Nazaré
Durante a tarde de hoje, 6 de março, a equipa de prontidão de inativação de engenhos explosivos da Marinha, o Destacamento de Mergulhadores Sapadores Nº1 (DMS1), foi ativada na sequência do avistamento de um possível engenho explosivo encontrado na Nazaré.

06 de março de 2020, 23:33

​​​​​​O alarme chegou ao Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré, tendo o Capitão do Porto coordenado esta operação acionando diversos meios para o local, tendo a Polícia Marítima estabelecido um perímetro de segurança com cerca de 200 metros.

Após a chegada ao local, cerca das 19h30, os Mergulhadores iniciaram de imediato os trabalhos de preparação para deflagração do engenho, tratando-se de um “Marine Marker" - Engenho Fumígeno utilizado em ambiente marinho para sinalização de posições, o qual viria a ser detonado cerca das 21h00 com sucesso.

Devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas, este tipo de engenho é encontrado com alguma frequência na costa portuguesa e requer precauções no seu manuseamento. 

Pois na sua composição contém fósforo branco que na presença de oxigénio deflagra (inicia combustão a alta temperatura), podendo causar queimaduras graves se em contacto com a pele.

Ainda que aparente um estado estável e seguro este tipo de engenhos poderá encontrar-se acionado e totalmente funcional contendo ainda parte da sua carga.

Aquando da sua deteção estes engenhos não devem ser manuseados e /ou removidos devendo informar-se de imediato as autoridades ou utilizar o número nacional de emergência 112.



Video da inativação

​​​

Partilhar

Conteúdo