Mergulhadores da Marinha realizam exercício de inativação de engenhos explosivos em Faro
Notícia

Portal da MarinhaPortuguês (Portugal)Media CenterNotíciasMergulhadores da Marinha realizam exercício de inativação de engenhos explosivos em Faro
Decorreu no período de 26 de outubro a 4 de novembro, a bordo do NRP João Roby, a Certificação das Unidades de Mergulhadores em Inativação de Engenhos Explosivos e de Demolição em ambiente submarino, a Sul da ilha da Culatra, em Faro.

06 de novembro de 2019, 11:39

​​​​Para efeitos de treino, esta área representa o único local em Portugal onde os mergulhadores da Marinha utilizam explosivos em ambiente submarino e colocam em prática as valências inerentes ao seu conceito de emprego, respeitando os limites impostos pelo estudo de impacto ambiental no que respeita à utilização de explosivos.

Especificamente, o Destacamento de Mergulhadores Sapadores N.º1 (DMS1) realizou tarefas de destruição de obstáculos de praia e procedimentos de busca e inativação de engenhos explosivos, com recurso a várias técnicas e equipamentos. O DMS2 realizou um treino na área da demolição submarina com recurso a diferentes tipos de explosivo aplicando técnicas para corte de amarras, vigas, cabos de aço e destruição de estruturas submersas. O DMS3, sendo a unidade de guerra de minas da Marinha, focou o seu treino em procedimentos e técnicas a utilizar para a neutralização das ameaças provenientes de minas marítimas.

Estas ações de certificação e formação permitem aos militares o adestramento e proficiência nas suas áreas de atuação específicas, elevando os níveis de prontidão e preparando-os para situações reais, como o recente empenhamento na reconstrução do porto da Ilha das Flores, nos Açores, em consequência da passagem do Furacão Lorenzo.



Partilhar

Conteúdo