Este exercício, coorganizado pela Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR), reuniu países e organizações regionais e internacionais com o objetivo de reforçar capacidades de segurança marítima e promover a cooperação no combate às ameaças no mar.
O Comandante da EUNAVFOR no âmbito da Operação ATALANTA, Comodoro João Monteiro da Silva, acompanhado por nove militares da Marinha, esteve presente no exercício a representar Portugal. Durante este exercício, a Capitão-tenente Fernanda Santos ministrou e coordenou o seminário jurídico sobre direito do mar, envolvendo mais de 90 participantes de diversas nacionalidades.
Com esta iniciativa, Portugal reafirma o seu compromisso com a segurança marítima internacional e com o esforço coletivo europeu na promoção da estabilidade regionais.
A Operação ATALANTA contribui, há mais de 15 anos, para garantir a segurança da navegação no oceano Índico Ocidental e no Mar Vermelho, através do combate à pirataria, assim como a proteção dos navios do World Food Programme, a maior organização humanitária do mundo.



