Museu de Marinha recebe doação de embarcação Abrangel pela Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere
Notícia

Portal da MarinhaPortuguês (Portugal)Media CenterNotíciasMuseu de Marinha recebe doação de embarcação Abrangel pela Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere
No dia 22 de maio o Museu de Marinha irá receber uma embarcação típica do Zêzere.

19 de maio de 2021, 20:08


A localidade de Dornes, no município de Ferreira do Zêzere, é único local da Albufeira de Castelo de Bode que mantém viva a tradição e saber-fazer de construção destas embarcações, através do Mestre calafate José Alberto Ferreira, com os conhecimentos que passaram de geração em geração. 
As primeiras referências históricas desta embarcação típica do Zêzere indicam a foz do Nabão como primeira origem, mais concretamente da região de Cafuz, Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha. Adaptado a águas pouco profundas devido ao seu fundo chato tornou-se popular por uma vasta região do Rio Zêzere e Tejo, devido à sua versatilidade e utilização comum para transporte. No concelho de Constância são também conhecidas ainda algumas referências de construção deste tipo de embarcações.  

Designações e Variantes: Catrafuço, Catrafuz, Alverangel, Abrangel, Abringel, Chata, três tábuas.
Todas estas dominações têm por explicação o facto de o mesmo ser fabricado em diferentes localidades junto ao Zêzere e Tejo e por diferentes mestres calafates, tendo originado uma multiplicidade de nomes e pequenas alterações nas suas caraterísticas. No entanto a base de fabrico é a mesma em todas as variantes e o tamanho da embarcação anda sempre entre os 5 e os 7 metros.

Caraterísticas:
Medidas aproximadas: Comprimento: 5 metros; Largura: 1,4 metros
Proa baixa formada pelo prolongamento do fundo chato
Propulsão tradicional a remos ou por vara

Programa
22 de maio de 2021

10.30   Doca do Bom Sucesso 
        - Chegada por via fluvial de embarcação típica do Zêzere, após viagem simulada entre Dornes-Ferreira do Zêzere e Lisboa​.

11.30   Museu de Marinha - Pavilhão das Galeotas

11.35    Descrição da embarcação pelo artesão;
11.40    Discursos
     Diretor do Museu de Marinha
     Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere

12.00   Assinatura do Termo de Doação

12.05   Assinatura do livro de honra do Museu de Marinha

12.10   Fotografia de Grupo

12.15   Fim da Cerimónia







Partilhar

Conteúdo