NRP Bartolomeu Dias parte para missão NATO
Notícia

Portal da MarinhaPágina InicialMedia CenterNotíciasNRP Bartolomeu Dias parte para missão NATO
A fragata Bartolomeu Dias largou hoje, dia 28 de abril, da Base Naval de Lisboa, numa cerimónia presidida pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, para integrar a European Carrier Group Interoperability Initiative (ECGII), ao juntar-se ao grupo de combate do porta-aviões HMS Prince of Wales, bem como à Força Naval Permanente da Aliança Atlântica Standing NATO Maritime Group 1 (SNMG1).

28 de abril de 2025, 14:10

​​Durante esta missão, o NRP Bartolomeu Dias irá ainda participar nos exercícios NEPTUNE STRIKE 25.1 e MED STRIKE 25, que têm como objetivo o treino e certificação das forças navais da NATO, bem como o aperfeiçoamento da interoperabilidade entre estas forças navais e a implementação dos mais recentes conceitos e doutrinas de operações navais.

Após completar a sua participação na missão HIGHMAST, a fragata NRP Bartolomeu Dias irá integrar a SNMG, que apoiam a componente naval da Allied Reaction Force, força conjunta de elevada prontidão da NATO, de forma a participar na Operação Brilliant Shield, para dar resposta ao contexto securitário envolvente, bem como promover a vigilância, e reforçar a dissuasão e a capacidade de defesa da Aliança Atlântica.

O regresso à Base Naval de Lisboa está previsto para o dia 22 de agosto de 2025.

O NRP Bartolomeu Dias é comandado pelo Capitão-de-fragata Elias Véstia Cagarrinho e conta com uma guarnição de 174 militares.

Bartolomeu Dias

Bartolomeu Dias

Bartolomeu Dias

Partilhar

Conteúdo