Este evento iniciou com um desfile de grandes veleiros que decorreu entre o canal do Mar do Norte e o porto de IJhaven, no centro de Amesterdão, tendo contado com a participação de mais de 40 veleiros de 15 países.
Os veleiros foram acompanhados por milhares de embarcações e por uma multidão que assistiu ao desfile a partir das margens do canal.
Durante o evento, o NRP Sagres vai estar aberto a visitas à população, entre os dias 21 e 23 de agosto, nos seguintes horários:
- 21 e 23 de agosto | 10h00 às 23h00
- 22 de agosto | 10h00 às 16h30
O NRP Sagres encontra-se a realizar, desde 21 de julho, a viagem de instrução dos cadetes de 2.º ano da Escola Naval, na qual os futuros oficiais da Marinha têm desenvolvido competências essenciais para a sua formação. Está previsto que a viagem termine no dia 6 de setembro, data em que o navio regressa a Portugal.

