Ao longo dos 4 meses de missão o navio realizou 1.498 horas de navegação, percorreu 17 mil milhas náuticas (cerca de 32 mil quilómetros), visitou 11 países, cerca de 14 portos diferentes e participou nas Comemorações do Dia de Portugal que decorreram na África do Sul, na Cidade do Cabo.
Atualmente, o NRP Setúbal é comandado pelo Capitão-de-Fragata Aristides Pereira da Costa e conta com uma guarnição de 67 militares.
A iniciativa Mar Aberto visa contribuir para a manutenção das relações de cooperação e satisfazer os compromissos internacionais assumidos por Portugal no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e no âmbito das Presenças Marítimas Coordenadas da União Europeia (PMC – UE).
