Nesta missão, o navio já empenhou diversas equipas, nomeadamente do Destacamento de Sistemas Não Tripulados, para efetuar um levantamento fotográfico, com recurso a drones, das zonas afetadas na ilha, de Fuzileiros, para operações de busca e salvamento e apoio nos trabalhos de limpeza de casas de famílias desalojadas, e de Mergulhadores, para efetuar ações de busca e salvamento.
Desde a sua chegada à ilha de São Vicente, o NRP Sines já forneceu 80 toneladas de água potável, tendo também empenhado técnicos para apoio à empresa “Electra”, responsável pela produção e distribuição de água na ilha. Neste momento já foi reposta 50% da captação e produção de água potável na ilha cabo-verdiana.
Foram também entregues 400 rações de combate para serem distribuídas aos militares das Forças Armadas de Cabo Verde, empenhados nos trabalhos a decorrer na ilha de São Vicente, além de 300 refeições quentes, ao longo de cinco dias, entregues à Cruz Vermelha para distribuição à população mais carenciada da ilha.
O NRP Sines é comandado pelo Capitão-tenente Vítor Silva Santos e conta com uma guarnição de 44 militares, à qual se juntam 12 elementos especializados, entre eles Fuzileiros, Mergulhadores, um Destacamento de Sistemas Não Tripulados e um médico naval.


