NRP Tridente larga para missão da NATO

Notícia

O NRP Tridente largou hoje, 25 de Setembro, da Base Naval de Lisboa, para uma missão de 64 dias, durante a qual vai prestar apoio ao FOST (Fleet Operational Standards and Training) e participar na Operação Brilliant Shield, numa cerimónia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante Jorge Nobre de Sousa.

25 de setembro de 2026, 19:31


Durante o seu discurso, o Almirante CEMA referiu que esta missão, que se sucede à realizada no primeiro semestre do ano, mantém o objetivo de “afirmar o compromisso de Portugal com a segurança coletiva e com a defesa dos valores que unem a comunidade euro-atlântica”. 

O submarino português conta com uma guarnição de 38 militares, estando o seu regresso a Portugal previsto para o dia 27 de novembro. Durante a presente missão, o NRP Tridente tem previsto praticar os portos de Plymouth, no Reino Unido, e Tórshavn, nas Ilhas Faroé.


Mais pormenores sobre a missão:

O FOST (Fleet Operational Standards and Training), da Royal Navy, é uma das mais prestigiadas estruturas de treino naval do mundo. A sua missão é garantir que navios da NATO e de outras nações aliadas estejam preparados para operar em cenários de elevada intensidade, através de programas rigorosos de certificação e avaliação operacional.

A Operação Brilliant Shield, sob controlo operacional do Comando de Submarinos da NATO (COMSUBNATO), integra um conjunto de atividades terrestres, marítimas e aéreas realizadas no Atlântico Norte, no mar Báltico e em países ribeirinhos. Estas ações visam responder ao atual contexto de segurança, reforçando a dissuasão e a capacidade de defesa da Aliança Atlântica. A operação assegura uma presença militar contínua e significativa, materializando-se em exercícios e atividades de defesa coletiva e gestão de crise.

NRP Tridente larga para missão da NATO


NRP Tridente larga para missão da NATO

​

​

Data de Atualização: 25 de setembro de 2026

Partilhar

Conteúdo