Navio da Marinha integra missão da NATO
Notícia

Portal da MarinhaPágina InicialMedia CenterNotíciasNavio da Marinha integra missão da NATO
O Navio de Patrulha Oceânico Viana do Castelo, da Marinha Portuguesa, largou esta manhã, dia 8 de outubro, da Base Naval de Lisboa, para integrar o “Standing NATO Mine Counter Measures Group 2 (SNMCMG2)”, no âmbito das “enhanced NATO Response Force 2022 (eNRF)”, até 21 de dezembro.

08 de outubro de 2022, 10:12

​A cerimónia de largada do navio foi presidida pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, e do Comandante Naval, Vice-Almirante Chaves Ferreira, entre outras entidades.

A participação nacional no SNMCMG2 enquadra-se no âmbito do empenhamento das Forças Armadas em missões internacionais, em apoio à ação externa do Estado no setor da Defesa, tendo em vista cumprir com os compromissos assumidos por Portugal junto de Organizações Internacionais.

O NRP Viana do Castelo é comandado pelo capitão-de-Fragata Sá Granja e conta com 67 militares embarcados, incluindo uma equipa de segurança constituída por Fuzileiros, uma equipa do Destacamento de Mergulhadores nº 3, um médico naval e um oficial do Centro de Gestão e Análise de Dados Operacionais.

Uma Marinha que desempenha papel ativo nas alianças e parcerias e que concorre, à escala do país, para a segurança mundial.​


Navio da Marinha integra missão da NATO







Partilhar
Conteúdo