No evento estiveram também presentes o Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, o Chefe do Estado-Maior da Armada, António Mendes Calado, o presidente da câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa e o presidente da câmara de Sines, Nuno Mascarenhas.
O NRP Sines irá começar a sua vida operacional em breve, refere Almirante Mendes Calado que destacou também que este navio representa “o esforço que, na Marinha, mas também na investigação, na indústria e nos mais diversos setores da sociedade, está a ser realizado na construção do futuro de Portugal no mar”.
O batismo de um navio inclui a bênção da plataforma por um sacerdote, os votos de boa sorte às suas guarnições pela sua Madrinha e a quebra de uma garrafa de vinho no costado, sendo a escolha de uma Madrinha uma tradição que se perpetua em cada novo navio.
O NRP Sines, aumentado ao efetivo dos navios da Marinha no dia 06 de julho, é o terceiro navio da classe "Viana do Castelo", todos construídos em Portugal. O NRP Sines junta-se assim ao NRP Viana do Castelo e NRP Figueira da Foz, atualmente no ativo. O navio é comandado pela capitão-tenente Mónica Martins e tem uma guarnição de 44 elementos.