O Dia da Marinha desembarca este ano na casa dos portugueses
Notícia

Portal da MarinhaPortuguês (Portugal)Media CenterNotíciasO Dia da Marinha desembarca este ano na casa dos portugueses
O Dia da Marinha celebra-se a 20 de maio assinalando a data em que Vasco da Gama chegou a Calecute, na Índia, em 1498. Este ano devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, as comemorações planeadas para a cidade de Faro foram canceladas e adiadas para 2021. ​​​​​​​​​​​​ Contudo, o dia será assinalado através de algumas iniciativas, nomeada​mente a abertura gratuita ao público dos órgãos de natureza cultural como são o Aquário Vasco da Gama, o Museu de Marinha e a fragata D. Fernando II e Glória.

19 de maio de 2020, 10:20

​​​​​​Também ao longo do dia no canal da Marinha no Youtube (https://www.youtube.com/MarinhaPortuguesa) terá lugar uma programação pensada por forma a permitir a que todos tenham acesso ao Dia da Marinha de uma forma diferente do habitual, mais virtual.

Os navios da Marinha registaram em 2019 mais de 5 mil dias de missão e realizaram 38 154 horas de navegação.

A Marinha garante, em permanência, um serviço público de Busca e Salvamento Marítimo, que conta com a colaboração da Autoridade Marítima Nacional, da Autoridade Nacional de Proteção Civil e da Força Aérea Portuguesa entre outras entidades. A Taxa de Sucesso deste Sistema no ano passado foi de 95% tendo sido salvas 306 pessoas.

Os navios da Marinha foram visitados nos diversos portos por mais de 15 mil pessoas.

​Durante a atual pandemia a Marinha manteve-se ativa nas mais diversas frentes, sendo de destacar o apoio no fornecimento de refeições a pessoas sem abrigo, colaboração na descontaminação de espaços, no transporte de material e sensibilização e formação para a higienização de espaços, nomeadamente em escolas.

Saiba mais sobre este Dia​ da Marinha em https://www.marinha.pt/pt/dm2020

dm20.jpg





Partilhar

Conteúdo