Ir para o conteúdo principal
Toggle navigation
Voltar
A Marinha
CEMA e AMN
Discursos
Estrutura
A Missão
Os Postos
História
Símbolos e Tradições
Estudos e Reflexões
Contactos
O que fazemos
Defesa Militar
Segurança
Desenvolvimento
Os Meios
Fragatas
Submarinos
Corvetas
Patrulhas Oceânicos
Patrulhas
Lanchas
Hidrográficos
Veleiros
Helicópteros
Fuzileiros
Mergulhadores
Bases
Serviços
Estado das Barras
Informação Marítima
Apoio aos Militares
Loja do Navegante
Messe de Cascais
Revista da Armada
Legislação Marítima
Follow me at sea
Oportunidades Profissionais
Junta-te a nós
Recrutamento
Escola Naval
Estágios
Informação Institucional
Ordens
Proteção de Dados
Informação Legal
Contratação Pública
Projetos cofinanciados
Media Center
Notícias
Efemérides
Vídeos
Emergência
no mar
214 401 919
Pesquisa
Oficial da Marinha é o primeiro português a liderar painel de Oceanografia Militar da NATO
Notícia
Portal da Marinha
Português (Portugal)
Media Center
Notícias
Oficial da Marinha é o primeiro português a liderar painel de Oceanografia Militar da NATO
O capitão-tenente Luís Quaresma dos Santos foi eleito presidente do painel técnico da NATO em Oceanografia Militar (NATO MILOC). Este é o principal fórum de especialistas da Aliança, que reúne representantes de todas as Nações Aliadas no apoio ao Comité Militar da NATO para os domínios da oceanografia física e da sua aplicação nas operações navais. Portugal assume assim, pela primeira vez, a coordenação deste importante e único grupo de trabalho, formado na década de 60, durante a “Guerra Fria”. O conhecimento da estrutura e da dinâmica do oceano permite aumentar a eficácia operacional e a segurança das forças navais, tornando-se um fator crítico no sucesso das operações submarinas, antissubmarinas, guerra de minas e projeção anfíbia.
29 de janeiro de 2022, 09:04
Conteúdo da Página
Esta eleição resultou de um convite endereçado pela NATO ao Comandante Quaresma dos Santos, constituindo-se um reconhecimento internacional pelo trabalho desenvolvido pelo militar da Marinha e pela capacidade desenvolvida por Portugal neste domínio do conhecimento (promovida e implementada pelo Instituto Hidrográfico) e no seu importante contributo para a desenvolver no seio da Aliança.
O capitão-tenente Luís Quaresma dos Santos ingressou na Marinha, em 2001, como oficial da classe Técnico Superior Naval, tendo dedicado a sua carreira ao estudo da dinâmica do oceano e ao desenvolvimento da capacidade militar nacional para utilizar este conhecimento no apoio ao planeamento e à condução das operações navais. Possui um mestrado em Geofísica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e um doutoramento em Oceanografia Física pela Universidade da Bretanha Ocidental (França). É desde 2017 o Diretor do Centro Geoespacial, Meteorológico e Oceanográfico (GEOMETOC) Marítimo da Marinha e desde 2021 “Branch Head” no novo Centro de Excelência da NATO em “Maritime GEOMETOC”, o NATO MGEOMETOC COE (edificado em Lisboa).
Partilhar
Conteúdo