Registo de maior presença naval russa do ano
Notícia

Portal da MarinhaPágina InicialMedia CenterNotíciasRegisto de maior presença naval russa do ano
Nos últimos 15 dias, a Marinha desenvolveu uma intensa operação de monitorização e acompanhamento de vários navios da Federação Russa que culminou no emprego de 8 navios da Marinha Portuguesa, 5 deles em acompanhamento simultâneo no mar.

15 de novembro de 2024, 14:30

​​

Numa coincidência de movimentos sem precedente em águas de responsabilidade nacional, há a registar a presença de duas fragatas e uma corveta, de três navios de investigação científica, e oceanográfica, acrescida de dois navios de apoio logístico (reabastecedores de combustível) e ainda de um navio-espião (especializado na captação de emissões rádio e do espectro eletromagnético).

A coordenação desta operação contou também com o apoio do Sistema de Controlo de Tráfego Costeiro e dos seus sistemas radar e traduziu-se num acumulado de mais de 360 horas de emprego dos navios da Marinha.

A Marinha, através destas ações de monitorização e vigilância, garante a defesa e segurança dos espaços marítimos sob soberania, jurisdição ou responsabilidade nacional, contribui para a proteção dos interesses de Portugal e das suas infraestruturas criticas e, simultaneamente, assegura o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos no quadro da Aliança Atlântica, 24 horas por dia, nos 365 dias do ano.

A Marinha realizou nos últimos três anos 126 missões de acompanhamento. Os registos indicam que em 2022, ano em que a Federação Russa invadiu a Ucrânia, a Marinha realizou 14 missões de acompanhamento, no ano seguinte, 2023, realizaram-se 46. No presente ano de 2024, até ao momento, foram já concluídas 66 missões.

Nota aos OCS: Amanhã regressa a fragata D. Francisco de Almeida que termina missão da NATO e que no regresso foi um dos navios empenhados nestes acompanhamentos recentes.

Para mais pormenores consulte a  nota de agenda​ para amanhã.

Registo de maior presença naval russa do ano

Partilhar

Conteúdo