Resgate médico de dois tripulantes a bordo de navio liberiano ao largo do Funchal
Notícia

Portal da MarinhaPortuguês (Portugal)Media CenterNotíciasResgate médico de dois tripulantes a bordo de navio liberiano ao largo do Funchal
A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) e do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal) em coordenação com o Capitão do Porto do Funchal e em articulação com o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC IP-RAM), coordenou durante o final da noite de ontem (7 de junho) e da manhã de hoje (dia 08 de junho) uma operação de resgate médico por via marítima, de dois tripulantes do navio de carga “Rhodos”, de bandeira Liberiana, que se encontrava a navegar a 264 Milhas Náuticas (cerca de 488 quilómetros) do Funchal.

08 de junho de 2021, 13:01

​​​​​​​As vítimas, dois homens com 49 e 44 anos de idade e de nacionalidade russa e cingalesa respetivamente, apresentavam complicações do foro respiratório.

O alerta foi recebido no MRCC Delgada pelas 14h54m através de contacto telefónico, e de imediato encaminhado para o INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar), entidade com competência para avaliar a situação clínica e determinar qual a modalidade de resgate.

Em virtude do quadro clínico e da localização do navio, este foi divergido para o Funchal a fim de ser efetuado o resgate por via marítima.

Foi acionada para o efeito a embarcação do Instituto de Socorros a Náufragos (UAM-696-SV CHAGAS) da Estação Salva-Vidas do Funchal, tendo as vítimas desembarcado na Marina do Funchal pelas 05h45m, onde eram aguardados por uma ambulância dos Bombeiros Sapadores do Funchal, previamente ativada pelo SRPC IP-RAM, tendo sido encaminhados para o Hospital Dr. Nélio Mendonça. 

​​





Partilhar

Conteúdo