Resgate médico ao largo de Ponta Delgada
Notícia

Portal da MarinhaPortuguês (Portugal)Media CenterNotíciasResgate médico ao largo de Ponta Delgada
A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR), coordenou, desde as 15h17 (horas locais) de sexta-feira, 23 de setembro, o resgate médico de uma mulher, que se encontrava a bordo do navio de passageiros “DISNEY MAGIC”, a navegar a cerca de 330 milhas náuticas, o equivalente a 611 quilómetros, a nordeste de Ponta Delgada.

24 de setembro de 2022, 10:55

​​​A passageira, de 68 anos, de nacionalidade norte-americana, apresentava sintomas de possível Acidente Vascular Cerebral (AVC). O navio, com bandeira das Bahamas, foi divergido para a Ilha Terceira, por forma a ser realizado resgate imediato por meio aéreo, solicitando-se para tal o apoio da Força Aérea Portuguesa (FAP), através do RCC Lajes.
O resgate foi efetuado pela aeronave EH-101 da FAP, que transportou a paciente para o Aeroporto de Ponta Delgada, na Ilha de S. Miguel, onde aterrou já esta madrugada, 24 de setembro, às 04H25 (horas locais). A mulher foi posteriormente transferida para Unidade Hospitalar.
Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o CODU-MAR, um helicóptero EH-101, uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Partilhar
Conteúdo