Resgate médico no mar a cerca de 400 quilómetros de São Miguel
Notícia

Portal da MarinhaPortuguês (Portugal)Media CenterNotíciasResgate médico no mar a cerca de 400 quilómetros de São Miguel
Ontem, 15 de novembro de 2022, a Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) recebeu uma chamada telefónica do navio mercante de pavilhão de Antígua e Barbuda MV “BBC Peru”, a navegar a 210 milhas náuticas, o equivalente a 389 km, de São Miguel, com destino às Bahamas, a solicitar auxílio a um tripulante com queixas de doença súbita.

16 de novembro de 2022, 10:12

​​Contactado o Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar) foi determinada a necessidade de evacuação urgente do tripulante, a fim de receber assistência médica hospitalar.

A Força Aérea Portuguesa (FAP), através do Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo das Lages (RCC Lages), ativou um helicóptero EH-101 Merlin para realizar o resgate do doente, que foi transportado para Unidade Hospitalar.

O doente, que chegou ao hospital pelas 21 horas locais, encontra-se estável e a realizar exames médicos.

Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lages com um helicóptero EH-101 Merlin e com um avião EADS CASA C-295, o CODU-Mar, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).​


Resgate médico no mar a cerca de 400 quilómetros de São Miguel

Partilhar
Conteúdo