Segurança marítima no Golfo da Guiné em destaque amanhã na Base Naval de Lisboa
Notícia

Portal da MarinhaPágina InicialMedia CenterNotíciasSegurança marítima no Golfo da Guiné em destaque amanhã na Base Naval de Lisboa
Realiza-se amanhã, dia 19 de setembro, na Base naval de Lisboa, no Alfeite, a cerimónia de abertura do curso de formadores do Programa SWAIMS – Support to West Africa Integrated Maritime Security, que contará com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada e será presidida pelo O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Pires.

18 de setembro de 2023, 15:34

​​Realiza-se amanhã, dia 19 de setembro, na Base naval de Lisboa, no Alfeite, a cerimónia de abertura do curso de formadores do Programa SWAIMS – Support to West Africa Integrated Maritime Security, que contará com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada e será presidida pelo O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Pires.

O curso de formação decorrerá até 30 de novembro, e contará com 36 formandos de 12 países. A formação incide em três áreas:

- Operação & manutenção das embarcações semirrígidas;

- Fiscalização da pesca;

- Área forense.

Os 12 países beneficiários do projeto são: Benim, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Bissau, Guiné (Conakri), Libéria, Senegal, Nigéria, Serra Leoa e Togo.

O SWAIMS é um programa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), financiado pela União Europeia, que visa a melhoria das condições de segurança marítima no Golfo da Guiné.

Portugal assume a gestão de “Operational Response and Management of the Rule of Law at Sea”, uma das componentes do Programa.

Esta componente visa contribuir para o reforço da resposta operacional da aplicação da lei e a gestão do estado de direito no mar nos 12 países costeiros da CEDEAO, com a aquisição de 24 embarcações semirrígidas e de equipamento forense, assim como a formação de formadores em Portugal e apoio à formação das guarnições nos seus respetivos países.

Poderá ainda assistir à cerimónia em direto através da página de Youtube da Marinha Portuguesa​. ​

swaims


Partilhar

Conteúdo