Realiza-se amanhã, dia 19 de setembro, na Base naval de Lisboa, no Alfeite, a cerimónia de abertura do curso de formadores do Programa SWAIMS – Support to West Africa Integrated Maritime Security, que contará com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada e será presidida pelo O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Pires.
O curso de formação decorrerá até 30 de novembro, e contará com 36 formandos de 12 países. A formação incide em três áreas:
- Operação & manutenção das embarcações semirrígidas;
- Fiscalização da pesca;
- Área forense.
Os 12 países beneficiários do projeto são: Benim, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Bissau, Guiné (Conakri), Libéria, Senegal, Nigéria, Serra Leoa e Togo.
O SWAIMS é um programa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), financiado pela União Europeia, que visa a melhoria das condições de segurança marítima no Golfo da Guiné.
Portugal assume a gestão de “Operational Response and Management of the Rule of Law at Sea”, uma das componentes do Programa.
Esta componente visa contribuir para o reforço da resposta operacional da aplicação da lei e a gestão do estado de direito no mar nos 12 países costeiros da CEDEAO, com a aquisição de 24 embarcações semirrígidas e de equipamento forense, assim como a formação de formadores em Portugal e apoio à formação das guarnições nos seus respetivos países.
Poderá ainda assistir à cerimónia em direto através da página de Youtube da Marinha Portuguesa.
