Cães da Marinha já participaram em mais de 180 ações em 2026

Notícia

O Dia Mundial do Cão assinala-se a 26 de agosto. A propósito desta data, hoje damos destaque ao Núcleo de Cinotecnia da Marinha, integrado na Escola de Fuzileiros, que realizou até ao momento, em 2026, 182 ações, nomeadamente ações na busca e deteção de estupefacientes, ações na busca e deteção de explosivos, participação em demonstrações de capacidades e participações em diferentes cerimónias militares e civis.

25 de agosto de 2026, 10:35

​​Este Núcleo, que existe desde 1974, tem registado uma evolução muito significativa nos últimos anos, caracterizada pelo reforço das suas capacidades operacionais e pela crescente integração dos cães de ação tática em missões de elevado valor operacional.

No ano passado, em 2025, os binómios cinotécnicos participaram em 236 ações. O ano ficou ainda marcado por um momento histórico para a especialidade, com a participação, pela primeira vez, numa missão internacional, através da projeção de dois binómios cinotécnicos para a Força Nacional Destacada na Lituânia (FND LTU), onde permaneceram durante um período de quatro meses.

Para além da participação nesta missão internacional, o Núcleo de Cinotecnia participou também em conferências e exercícios internacionais, nomeadamente no CANEX-02-2025, realizado em Cartagena, Espanha,  e como palestrante no evento Cyno-Ops, que decorreu em La Roche-sur-Foron, França.

No presente ano de 2026, o Núcleo Cinotécnico não só consolidou as suas áreas de atuação, como também registou um aumento significativo do número de solicitações, até ao momento. Desde o início de 2026, os binómios cinotécnicos participaram já em 182 ações.

Também em 2026 foi dada continuidade à participação em missões internacionais, através da projeção de binómios cinotécnicos integrados na FND LTU, onde permanecem destacados durante um período de oito meses, reforçando o contributo nacional para as missões aliadas e demonstrando o elevado nível de preparação da especialidade cinotécnica dos Fuzileiros.​

Atualmente, o Núcleo Cinotécnico, situado na Escola de Fuzileiros, é constituído por um sargento e seis praças, responsáveis pela preparação, treino e emprego operacional de 14 cães militares, distribuídos pelas diferentes valências de deteção e ação tática.

Cães da Marinha já participaram em mais de 180 ações em 2026

Cães da Marinha já participaram em mais de 180 ações em 2026




Data de Atualização: 25 de agosto de 2026

Partilhar

Conteúdo