Marinha e Autoridade Marítima Nacional garantem segurança da navegação na orla costeira de Setúbal

Notícia

A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), e em colaboração com a Autoridade Marítima Nacional, garantiram a segurança da navegação na orla costeira de Setúbal, devido a um navio cargueiro que se encontrava à deriva a 6,5 milhas náuticas (cerca de 12 quilómetros) a sul de Sesimbra.

09 de fevereiro de 2026, 15:41

O alerta foi recebido na noite de sábado, 7 de fevereiro, através do Centro de Controlo do Tráfego Costeiro, a informar que um navio cargueiro, com bandeira dos Barbados, tinha sofrido uma falha total de energia que o impossibilitava de manobrar em segurança, encontrando-se à deriva.

Para o local foi ativado o NRP Figueira da Foz, da Marinha, para acompanhar o navio cargueiro e garantir a segurança da navegação, tendo sido contactado o Capitão do Porto e Comandante Local da Polícia Marítima de Setúbal.

Os serviços portuários, em colaboração com a Capitania do Porto de Setúbal, iniciaram contactos para serem acionados rebocadores que, durante o dia de ontem, 8 de fevereiro, mantiveram o navio numa posição segura, face às condições meteorológicas adversas que se faziam sentir.

O navio cargueiro foi, durante a manhã de hoje, 9 de fevereiro, rebocado até ao porto de Setúbal, onde fundeou em segurança sob monitorização do NRP Figueira da Foz.

A Marinha, através dos seus Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo, garante uma resposta contínua nos espaços marítimos sob responsabilidade nacional a incidentes que possam ocorrer, 24 horas por dia, 365 dias do ano.


Marinha

Marinha

Marinha


Data de Atualização: 09 de fevereiro de 2026

Partilhar

Conteúdo