A inauguração contou com a presença do Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, Vice-almirante Pedro Sousa Costa, do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, do Presidente da Delegação de Fuzileiros do Minho, Fernando Almeida, entre outras entidades.
No discurso de inauguração, o Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada enalteceu que "a partir de Guimarães, a cidade berço, afirma-se a profunda ligação ao mar através dos marinheiros que o servem" e que este monumento "é uma obra de grande dignidade e significado".
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães destacou que "este monumento homenageia os marinheiros, os fuzileiros e todos os que serviram Portugal com coragem, com dedicação e com espírito de missão".
Até sábado, 27 de junho, a Marinha está presente em Guimarães com exposições de meios, batismos de mergulho e com um concerto da Banda da Armada, às 19h00, no recinto do Santuário da Penha.





