Marinha Portuguesa participa no 1.º Seminário sobre Sistemas Não Tripulados no Brasil

Notícia

A Marinha Portuguesa participou, nos dias 13 e 14 de agosto, no 1.º Seminário sobre Sistemas Não Tripulados do Ministério da Defesa do Brasil, realizado na Escola Superior de Defesa, em Brasília.

20 de agosto de 2026, 15:55

A convite do Chefe das Operações Conjuntas das Forças Armadas Brasileiras, a Marinha Portuguesa foi a única entidade estrangeira convidada para estar presente no evento, fazendo-se representar pelo Diretor da Célula de Inovação e Experimentação Operacional de Sistemas Não Tripulados (CEOV), Capitão-de-Fragata Marco Guimarães.

O seminário reuniu representantes da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Ministério da Defesa do Brasil, com o objetivo de reforçar a consciência situacional sobre capacidades existentes e futuras no domínio dos sistemas não tripulados, promovendo sinergias e a integração conjunta entre os ramos.

A participação da Marinha Portuguesa, permitiu apresentar a experiencia adquirida no desenvolvimento e experimentação operacional de sistemas não tripulados em ambiente marítimo. A partilha destas experiências suscitou elevado interesse por parte da comunidade de defesa e dos representantes da indústria brasileira, reforçando os laços de cooperação com o Brasil e evidencia o reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido no âmbito da inovação e experimentação de sistemas não tripulados. ​

Marinha

Marinha


Data de Atualização: 20 de agosto de 2026

Partilhar

Conteúdo