Marinha projeta 120 Fuzileiros para missão da NATO na Lituânia

Notícia

A cerimónia militar de projeção da Força Nacional Destacada “Força de Fuzileiros Lituânia 2026 (FFZ LTU26)” decorreu hoje, 24 de março, na Base de Fuzileiros, na Base Naval de Lisboa, em Almada.

24 de março de 2026, 15:12

​​​​​​A cerimónia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante Jorge Nobre de Sousa, que no seu discurso afirmou que esta missão representa mais do que um contributo operacional, “representa a presença visível e determinada de Portugal na defesa do direito internacional e da democracia, sustentáculos dos valores ocidentais".

Dirigindo-se aos militares que partem para a missão, o Almirante CEMA encorajou-os a ser um exemplo a seguir segundo os valores que são apanágio do Corpo de Fuzileiros, lembrando que “onde um Fuzileiro vai, vai Portugal."

Nesta cerimónia estiveram também presentes o Segundo Comandante Operacional das Forças Armadas, Tenente-general Nunes Serôdio e o Comandante Naval, Vice-almirante Salvado Figueiredo, bem como diversos familiares, camaradas e amigos dos militares que partem para a Lituânia.

A Força de Fuzileiros (FFZ LTU26) vai ser projetada no dia 26 de março para Klaipeda, na Lituânia, a fim de participar nas Medidas de Tranquilização da NATO, destinadas a reforçar a segurança coletiva dos Estados-membros, particularmente os situados na fronteira leste da Aliança Atlântica. A missão com duração prevista de oito meses, a mais longa até então, tem como objetivo dissuadir potenciais ameaças, através do aumento da presença militar aliada e da realização de exercícios combinados.

O contributo da força portuguesa, composta por 120 militares comandados pelo Capitão-de-fragata Fuzileiro Filipe Rocha Rei, destaca-se pela competência anfíbia e pelas capacidades de abordagem, mergulho de combate, inativação de explosivos e cinotécnica. ​​​

Marinha

Marinha

Marinha

Marinha

Marinha

Marinha


Data de Atualização: 24 de março de 2026

Partilhar

Conteúdo