NRP Andrómeda acolhe demonstração das capacidades na proteção do património subaquático

Notícia

A lancha hidrográfica da Marinha, NRP Andrómeda, recebeu hoje, dia 16 de julho, a visita do Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, e a Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, no âmbito de uma demonstração das capacidades do Grupo de Trabalho Interministerial para a Salvaguarda do Património Cultural Subaquático.

16 de julho de 2026, 17:16

A coordenação do grupo, que junta entidades das áreas da Defesa e da Cultura, é assegurada pelo Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS) e pelo Museu de Marinha, permitindo uma articulação operacional entre a Marinha Portuguesa, a Autoridade Marítima Nacional e o Património Cultural, I.P., entidade responsável pela tutela do património arqueológico.

A demonstração decorreu junto ao local onde repousam os destroços do Thermopylae, um famoso clipper da corrida do chá da China, do final do século XIX, considerado um dos sítios arqueológicos subaquáticos já inventariados em Portugal.

Durante a ação foi utilizado um veículo operado remotamente (ROV) do Instituto Hidrográfico, equipamento único no país com capacidade para operar a profundidades superiores a 100 metros e que pode ser lançado a partir de uma embarcação semirrígida.

Desde a sua criação, o grupo de trabalho tem desenvolvido mecanismos de cooperação entre as várias entidades envolvidas. Entre as principais iniciativas destacam-se a formação especializada em património cultural subaquático para mergulhadores da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional, o reforço da colaboração em missões realizadas ao longo da costa portuguesa e a criação de protocolos para acesso a informação do Instituto Hidrográfico relevante para a investigação arqueológica.

A operação envolveu arqueólogos subaquáticos e constituiu um exemplo do modelo de equipas multidisciplinares que o grupo pretende empregar em futuras missões de investigação e salvaguarda do património cultural submerso.


marinha

Marinha

marinha

Marinha

Marinha




Data de Atualização: 16 de julho de 2026

Partilhar

Conteúdo