NRP D. Carlos I regressa de missão científica multidisciplinar

Notícia

O navio hidro-oceanográfico NRP D. Carlos I, da Marinha Portuguesa, atracou ontem, 1 de dezembro, na Base Naval de Lisboa, após realizar uma campanha científica multidisciplinar iniciada a 15 de novembro.

02 de dezembro de 2025, 11:10

​​​Nesta missão, em que participaram equipas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e do Instituto Hidrográfico, foram efetuados levantamentos hidrográficos junto a costa entre o Cabo Raso e o Cabo Carvoeiro, efetuadas recolhas de sedimentos ao largo da Nazaré e foi garantida a manutenção operacional da rede MONIZEE, o sistema de monitorização e previsão operacional para o oceano costeiro português, substituindo a boia costeira da Nazaré e a boia oceânica de Faro e recolhendo a boia oceânica de Sines.

Durante a missão foram efetuados levantamentos hidrográficos junto a costa entre o Cabo Raso e o Cabo Carvoeiro, foram efetuadas recolhas de sedimentos ao largo da Nazaré e foi garantida a manutenção operacional da rede MONIZEE, o sistema de monitorização e previsão operacional para o oceano costeiro português, substituindo a boia costeira da Nazaré e a boia oceânica de Faro e recolhendo a boia oceânica de Sines.

Em 2025, o navio cumpriu 187 dias de missão contribuindo para o conhecimento do mar português.​

Marinha
Marinha
Marinha

​​

Data de Atualização: 02 de dezembro de 2025

Partilhar

Conteúdo