NRP António Enes
Classe João Coutinho

A Corveta António Enes faz parte de uma série de seis navios que constituem a classe João Coutinho, tendo sido construído nos estaleiros Bazan em San Fernando - Cadiz, Espanha. Entrou ao serviço da Marinha Portuguesa no dia 18 de junho de 1971.
Brasão de ArmasDe prata com uma águia de asas estendidas de púrpura animada a ouro, bicada, lampassada e armada de vermelho, segurando nas garras o brasão de armas da cidade de António Enes. Encimando o escudo o coronel naval de ouro forrado a vermelho. Sotoposto um listel com legenda NRP ANTÓNIO ENES
PatronoAntónio Enes, nasceu em Lisboa, a 15 de agosto de 1848. Destacou-se socialmente por ser um ilustre político, escritor e conhecedor dos assuntos coloniais. Fez os seus primeiros estudos no colégio dos padres Lazaristas, matriculando-se posteriormente no liceu, donde passou ao Curso Superior de Letras, que completou de
característicasDeslocamento1380tComprimento85mBoca Máxima10,3mCalado3,3m
PROPULSÃO

​​​​​​​​​MISSÃO E EMPREGO

Navio vocacionado para desempenhar, principalmente, missões de interesse público no âmbito da segurança e autoridade do estado no mar.

Representou os interesses nacionais em vários cenários, designadamente Moçambique, Angola, Guiné e Cabo Verde.

Tem como missão principal a vigilância, busca e salvamento marítimo, fiscalização dos espaços marítimos sob jurisdição nacional, Tem Participado em vários exercícios nacionais, internacionais e viagens de instrução dos cadetes da Escola Naval.

Partilhar

Conteúdo