NRP Álvares Cabral
Classe Vasco da Gama

O NRP Álvares Cabral é o segundo navio da classe Vasco da Gama e foi o primeiro a ser concebido nos estaleiros navais da HDW, em Kiel. Foi adicionado ao efetivo dos navios da Marinha no dia 24 de maio de 1991.
Brasão de armasEscudo de prata, com duas cabras de púrpura uma sobre a outra. Coronel naval de ouro forrado de vermelho, sotoposto listel de prata ondulado com a legenda em letras negras, maiúsculas, tipo elzevir – NRP ÁLVARES CABRAL.
PatronoPedro Álvares Cabral, descobridor do Brasil, nasceu em Belmonte, entre 1460 e 1470. Em 1500, após o regresso de Vasco da Gama, foi designado pelo Rei D. Manuel I para comandar 13 naus, para cumprir uma missão diplomática no Oriente. Em 22 de Abril de 1500, a sua
característicasComprimento115,9mBoca Máxima14,2mDeslocamento3200tCalado6,2m

MISSÃO E EMPREGO

No âmbito de contributo de Portugal para garantir a segurança marítima internacional, o NRP Álvares Cabral tem participado em diversas operações no âmbito da NATO e UE, de salientar:

• Operação da NATO "Active Endeavour" de combate ao Terrorismo no Mediterrâneo;

• Operação da NATO "Ocean Shield" de combate à pirataria na região do Corno de África;

• Operação da UE  "Atalanta", de combate à pirataria na Somália;

• Diversas participações no Operational Sea Training (OST), no Reino Unido, de certificação da operacionalidade para combate.​

Partilhar

Conteúdo